Resenha: Por Que Indina, João? por Danilo Leonardi

Por Que Indiana, João?
Editora: Giz
Páginas: 208
Nota: 4/5

Sinopse: Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas.
Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor.
“Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária” e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até de adultos: o bullying.

Por quê Indiana, João? Sem dúvidas é um título diferente, ao começarmos a ler essa história conhecemos melhor João, uma garoto que está cursando o 2° ano do ensino médio que é super tímido. João só tem uma amigo na escola, Daniel, um cearense que acaba de se mudar para São Paulo. 


João mora com sua mãe e frequenta uma escola regular aonde sofre bullying por ser quem  é. 
Guilherme é o tipo de bullie convencional, que junto com seus amigos, tende a complicar a vida de João na escola - e fora dela também.
  
Um confronto entre João e Guilherme acontece quando Guilherme descobre que João "deu em cima de sua menina", mas dessa vez quem vai parar no chão é Guilherme o que deixa toda a turma surpresa. Daniel acabou por registrar toda a humilhação que João passou até o momento em que revidou e "nocauteou" o inimigo. 


 Já tinha escurecido e eu ainda estava saboreando aquela palavra, "herói". Mesmo que eu não me sentisse nem um pouquinho assim, saber que alguém pensava isso de mim gerava uma sensação nova e ao mesmo tempo nostálgica. 



Daniel e João tinham um vlog e foi exatamente nessa vlog que o vídeo foi parar. Para a surpresa de João o tal vídeo acabou tendo vários views com diversos comentários, a maioria elogiando-o e defendendo-o. Esse evento foi o estopim para o que viria pela frente, Cacá passou a ser o "agente" de João ajudando-o na nova vida que viria e cuidando de sua agenda quando a programas/entrevistas. E nessa vida tumultuada João faz amizade com Victor e Julia, dois jovens. que como ele, também sofriam bullying no ambiente escolar. 

João com a fama pelo vídeo começa a ter que agir de forma diferente, e também passa a cobrar mais por parte da escola, querendo saber o posicionamento deles com relação ao bullying que ele sofria e quais seriam as devidas punições para aqueles que cometiam tal ato. 



Danilo Leonardi conseguiu fazer um livro muito bom, mas que em certas partes chegou a ser bem clichê e previsível. Um ponto que também me incomodou durante a leitura foi a idade dos personagens, eles já estão no ensino médio mas são bem influenciáveis e passam por conflitos que não condizem com sua idade.

Mesmo com os pontos negativos que citei acima ainda recomendo o livro. O tema tratado é algo importante e que deve ser lido e discutido. Um ponto alto foi a evolução do personagem com o passar das páginas e a abordagem de diversas ideias de como lidar com o bullying. 

11 comentários

  1. Eu li o livro em uma manhã, pra ser sincera, não gostei. No geral, não é ruim, mas não é algo que compraria.

    ResponderExcluir
  2. Gostei das suas palavras e sinceridade, mas acho que não compraria o livro, pois não faz o meu estilo. :(

    ResponderExcluir
  3. Sério que o amigo dele é cearense? Já ganhou uns pontinhos.
    Não gostei de saber que passam por conflitos que não condiz com a sua idade.
    Talvez eu leia mais para a frente.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  4. pessoas nessa faixa etária são influenciáveis, são jovens, eu gostaria de ler o livro do danilo achei interessante um vlogueiro falar sobre preconceitos e bullying num livro mais teen.

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Eu ouço falar muito deste livro, mais ainda não tive a oportunidade ler!
    Beijos!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir
  6. Humm, ainda não sei se irei ler esse livro, confesso que tenho um passo atrás.
    Vamos ver mais adiante, agora minha pilha de leituras não comporta mais um rsrs...

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu não achei que os conflitos não condiziam com a idade dos personagens, condizem sim. Gostei da trama e da maneira que o Danilo conduziu acredito que ficou parecendo algo clichê porque é uma história bem realista que acaba se repetindo em cada escola e em cada cidade pelo Brasil, por isso ela é clichê. O único problema que tive com a leitura, foi um pouco de falta de emoção por parte da narrativa, salvo isso eu gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kris,
      Eu estou no ensino médio e pelo que eu vejo acredito que ele puxou para o lado no qual vemos na Tv, em filmes e etc e não para o lado real. O bullying é algo real sim, mas a forma na qual ele tratou em certos momentos me incomodaram por tornar os personagens FÚTEIS demais.

      Excluir
  8. Olá
    nossa, eu sempre queria ver uma resenha desse liro, e finalmente encontrei!! kkk, achei bem legais os seus comentários, que pena que as cenas chega a ser um pouco clichê, kkk, ma sé a vida
    bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi! É a terceira resenha que leio sobre a obra e a anterior já tinha me feito incluí-la entre as que desejo conferir. Eu acho que o tema abordado, apesar de clichê, é importante e sendo nacional não posso ignorar. Principalmente porque há o uso da internet no combate ao bullying. Enfim, quero ler.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Já conhecia o Danilo pelo youtube, e desde quando ele anunciou o lançamento desse livro estou curioso para lê-lo.
    Adorei sua resenha. O livro parece ser realmente ótimo.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir